CAPÍTULO PRIMEIRO – DO TÍTULO

 

 

Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da Lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.

— Continue, disse eu acordando.

— Já acabei, murmurou ele.

— São muito bonitos.

Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: Dom Casmurro, domingo vou jantar com você”.— Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa é a mesma da Renânia; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo”.— Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça”.

Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.

zmachado-de-assis-2

Recomendamos para você:

 

Get Low – Zedd feat. Liam Payne

Get Low – Tradução em Português

Get Low

Get Low – La traducción en Español

Praying – Nederlandse Vertaling

Glorious – Macklemore feat. Skylar Grey

Glorious – Tradução em Português

Glorious – La traducción en Español

Glorious

Praying – Svensk översättning – Kesha

New Rules – Dua Lipa

New Rules – Tradução em Português

New Rules – La traducción en Español

New Rules – Dua Lipa

Kesha Talks Praying, Rainbow and Spaceships in Zach Sang Show

The Story of O.J.

The Story of O.J. – La traducción en Español

Praying – Traduction en Français

Praying – Reaction by Dylan Matthews

Praying – Reaction by Dante D’Angelo

Praying – Kesha

Praying – Tradução em Português

Praying – La traducción en Español

Praying – Lyrics

Extra Luv – Future feat. YG

Crew – Tradução em Português

Versace On The Floor – Tradução em Português

On Everything – Tradução em Português

Don’t Quit – Tradução em Português

Signs – Tradução em Português

Swish Swish – Tradução em Português

Swish Swish – Estrelando Gretchen

História Resumo

Sanderlei Silveira

Wild Thoughts – Tradução em Português

Slippery – Migos Featuring Gucci Mane

Bad And Boujee – Migos Featuring Lil Uzi Vert

Mask Off – Future

Chill Bill – Rob $tone ft. J. Davi$ & Spooks

Real Hitta – Plies feat. Kodak Black

Sanderlei Silveira

Praying – Paghubad Cebuano – Kesha

Praying – μετάφραση ελληνικά – Kesha

Praying – Magyar fordítás – Kesha

Praying – Türkçeye Tercüme – Kesha

Praying – перевод по-русски – Kesha

Praying – 翻譯 中文 – Kesha

Praying – 日本語で – Kesha( ケシャ )

Praying – Übersetzung auf Deutsch

Praying – Traduzione in Italiano

#JustGo

#Sanderlei

#SanderleiSilveira

by Sanderlei Silveira –  http://sanderlei.com.br

Deixe um comentário

