CAPÍTULO LXVIII – ADIEMOS A VIRTUDE

 

Poucos teriam ânimo de confessar aquele meu pensamento da Rua de Mata-cavalos. Eu confessarei tudo o que importar à minha história. Montaigne escreveu de si: ce ne sont pas mes gestes que j’escris; c’est moi, c’est mon essence. Ora, há só um modo de escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal. Tal faço eu, à medida que me vai lembrando e convidando à construção ou reconstrução de mim mesmo. Por exemplo, agora que contei um pecado, diria com muito gosto alguma bela ação contemporânea, se me lembrasse, mas não me lembra; fica transferida a melhor oportunidade.

Nem perderás em esperar, meu amigo; ao contrário, acode-me agora que… Não só as belas ações são belas em qualquer ocasião, como são também possíveis e prováveis, pela teoria que tenho dos pecados e das virtudes, não menos simples que clara. Reduz-se a isto que cada pessoa nasce com certo número deles e delas, aliados por matrimônio para se compensarem na vida. Quando um de tais cônjuges é mais forte que o outro, ele só guia o indivíduo, sem que este, por não haver praticado tal virtude ou cometido tal pecado, se possa dizer isento de um ou de outro; mas a regra é dar-se a prática simultânea dos dois, com vantagem do portador de ambos, e alguma vez com resplendor maior da Terra e do Céu. É pena que eu não possa fundamentar isto com um ou mais casos estranhos; falta-me tempo.

Pelo que me toca, é certo que nasci com alguns daqueles casais, e naturalmente ainda os possuo. Já me sucedeu, aqui no Engenho Novo, por estar uma noite com muita dor de cabeça, desejar que o trem da Central estourasse longe dos meus ouvidos e interrompesse a linha por muitas horas, ainda que morresse alguém; e no dia seguinte perdi o trem da mesma estrada, por ter ido dar a minha bengala a um cego que não trazia bordão. Voilà mes gestes, voilà mon essence.

 

dom casmurro

Recomendamos para você:

 

Birds – Migos

YRH – Migos feat. Rich Homie Quan

No Fuckin With – Migos

Freak No More – Migos

Hot Boy – Migos

Built Like Me – Migos

First 48 – Migos

Payola – Migos

Where Were You – Migos

New Atlanta – Migos feat. Rich Homie Quan, Young Thug, Jermaine Dupri

Migos

Extra Luv – Future feat. YG

Rent Money – Future

Handsome And Wealthy – Migos

Fight Night – Migos

Crew – Tradução em Português

Versace On The Floor – Tradução em Português

On Everything – Tradução em Português

Don’t Quit – Tradução em Português

Signs – Tradução em Português

Swish Swish – Tradução em Português

Swish Swish – Estrelando Gretchen

Paradinha – Tradução em Português

Switch – Tradução em Português

História Resumo

Sanderlei Silveira

Wild Thoughts – Tradução em Português

Slippery – Migos Featuring Gucci Mane

Bad And Boujee – Migos Featuring Lil Uzi Vert

Mask Off – Future

Chill Bill – Rob $tone ft. J. Davi$ & Spooks

Real Hitta – Plies feat. Kodak Black

Sanderlei Silveira

Setor terciário da economia de Santa Catarina

Setor terciário da economia do estado de São Paulo

Turismo em Mato Grosso do Sul

A erva-mate na história do estado do Paraná

A escultura, depois de Alexander Calder

Economia

Amor é fogo que arde sem se ver – Luís Vaz de Camões

Migos – Song Lyrics – Letras Música

Song Lyrics – Letras Música – Tradução em Português

SONG LYRICS

POEMA

BÍBLIA ONLINE

DOM CASMURRO

O Diário de Anne Frank – Fotos

HISTÓRIA

HISTORY

HISTORIA

#JustGo

#Sanderlei

#SanderleiSilveira

by Sanderlei Silveira –  http://sanderlei.com.br

Deixe um comentário

