CAPÍTULO CXI – CONTADO DEPRESSA

 

Achei-lhe graça, e não lhe nego ainda agora, apesar do tempo passado, dos sucessos ocorridos e da tal ou qual simpatia ao rato que acho em mim; teve graça. Não me pesa dizê-lo; os que amam a natureza como ela quer ser amada, sem repúdio parcial nem exclusões injustas, não acham nela nada inferior. Amo o rato, não desamo o gato. Já pensei em os fazer viver juntos, mas vi que são incompatíveis. Em verdade, um rói-me os livros, outro o queijo; mas não é muito que eu lhes perdoe, se já perdoei a um cachorro que me levou o descanso em piores circunstâncias. Contarei o caso depressa.

Foi quando nasceu Ezequiel; a mãe estava com febre, Sancha vivia ao pé dela, e três cães na rua latiam toda a noite. Procurei o fiscal, e foi como se procurasse o leitor, que só agora sabe disto. Então resolvi matá-los; comprei veneno, mandei fazer três bolas de carne, e eu mesmo inseri nelas a droga. De noite, saí; era uma hora; nem a doente, nem a enfermeira podiam dormir, com a bulha dos cães. Quando eles me viram, afastaram-se, dois desceram para o lado da Praia do Flamengo, um ficou a curta distância, como que esperando. Fui-me a ele, assobiando e dando estalinhos com os dedos. O diabo ainda latiu, mas fiado nos sinais de amizade, foi-se calando, até que se calou de todo. Como eu continuasse, ele veio a mim, devagar, mexendo a cauda, que é o seu modo de rir deles; eu tinha já na mão as bolas envenenadas, e ia deitar-lhe uma delas, quando aquele riso especial, carinho, confiança ou o que quer que seja, me atou a vontade; fiquei assim não sei como, tocado de pena e guardei as bolas no bolso. Ao leitor pode parecer que foi o cheiro da carne que remeteu o cão ao silêncio. Não digo que não; eu cuido que ele não me quis atribuir perfídia ao gesto, e entregou-se-me. A conclusão é que se livrou.

 

Conteúdo completo disponível em:

 zmachado-de-assis-2

Links:

 

Bad And Boujee – Migos Featuring Lil Uzi Vert

There’s Nothing Holdin’ Me Back – Shawn Mendes

Unforgettable – French Montana Featuring Swae Lee

DNA. – Kendrick Lamar

I’m The One – DJ Khaled Featuring Justin Bieber, Quavo, Chance The Rapper & Lil Wayne

Body Like A Back Road – Sam Hunt

Malibu – Miley Cyrus

Bacias hidrográficas do estado de São Paulo

Bacias hidrográficas – São Paulo – Conheça seu Estado (História e Geografia)

Prédios mais altos do mundo

Assalto – Carlos Drummond de Andrade

Santa Catarina – Conheça seu Estado (História e Geografia)

O espaço geográfico e sua organização

A organização do espaço geográfico brasileiro

Grandes Esperanças – Charles Dickens – PDF

O Alienista PDF

Odisséia – Homero – PDF Download

Just Go #JustGo – Viagem Volta ao Mundo

Boa Vista – Roraima RR – Brasil

Aldeia Tuyuka – Manaus – Amazonas AM – Brasil

Planta – Atividades Educativas para crianças

Idade das Religões – Religião História

Mato Grosso do Sul – Conheça seu Estado (História e Geografia)

Atividades extrativistas do Mato Grosso do Sul

Quincas Borba

Dom Casmurro

Esaú e Jacó

Salmos

Memórias Póstumas de Brás Cubas

O Diário de Anne Frank

O VERGALHO

A IDÉIA FIXA

Quincas Borba

Bíblia Online

Lista de BLOGs by Sanderlei Silveira

A White Rose – John Boyle O’Reilly – Poetry, Poem

You’re Welcome – Dwayne Johnson – Letras Musica – Tradução em Português

Conjuntura Macroeconômica Semanal

The Cold Heaven – William Butler Yeats

As festas populares em Santa Catarina SC

Áreas de preservação no estado de São Paulo SP

Os símbolos do estado do Rio de Janeiro RJ

A Guerra do Contestado PR

Pantanal – Patrimônio Natural da Humanidade MS

Assalto – Carlos Drummond de Andrade

Amor é fogo que arde sem se ver – Poesia

O navio negreiro – Poesia

Mitologia Grega

Antífona – Poema, Poesia

Ursa Maior – Macunaíma – Mário de Andrade

Salmos – Capítulo 22 – Bíblia Online

Mercado Municipal Adolpho Lisboa – Manaus – Amazonas AM – Brasil

Mein Kampf PDF

Romeo and Juliet – William Shakespeare – AudioBook

Budismo moderno

The Second Coming – William Butler Yeats

The Road Not Taken – Robert Frost

Ozymandias – Percy Bysshe Shelley

Curso de Espanhol Online – Gratis e Completo

Curso de Inglês – Gratis e Completo

Crônica dos burros – Machado de Assis

Religion – Ancient History

Lição de Botânica – Teatro – Machado de Assis

A Conselho do Marido – Contos – Artur de Azevedo

A História do Cachorro dos Mortos – Leandro Gomes de Barros

Flor da Mocidade – Poesia – Machado de Assis

Adão e Eva no Paraíso – Contos de Eça de Queirós

Diva – José de Alencar – Audiobook

Educação Infantil – Nível 1 (crianças entre 4 a 6 anos)

Educação Infantil – Nível 2 (crianças entre 5 a 7 anos)

Educação Infantil – Nível 3 (crianças entre 6 a 8 anos)

Educação Infantil – Nível 4 (crianças entre 7 a 9 anos)

Educação Infantil – Nível 5 (crianças entre 8 a 10 anos)

Educação Infantil – Nível 6 (crianças entre 9 a 11 anos)

Euclides da Cunha – Os Sertões (Áudio Livro)

Historia en 1 Minuto

Lima Barreto – Contos (Áudio Livro – Audiobook)

Livros em PDF para Download (Domínio Público) – Sanderlei

A Mão e a Luva – Machado de Assis

Crônica – Machado de Assis

Dom Casmurro – Machado de Assis

Esaú e Jacó – Machado de Assis

Helena – Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Papéis Avulsos – Machado de Assis

SAP – Course Free Online

Totvs – Datasul – Treinamento Online (Gratuito)

Quincas Borba – Machado de Assis

O Diário de Anne Frank

História em 1 Minuto

O Diário de Anne Frank

History in 1 Minute – Sanderlei

Historia en 1 Minuto – Sanderlei

Dom Casmurro – Machado de Assis

Bíblia Online – Sanderlei

Deixe um comentário

